By Fernanda Young
Fernanda younger não só tece palavras nos textos que escreve. Mais do que isso, a autora trava, no fluir criativo de seus poemas, um verdadeiro embate apaixonado com as palavras, que, segundo ela, a salvam de “uma agústia insustentável”. Fruto de um processo singular na obra da escritora, A Mão esquerda de Vênus, lançamento da Globo Livros, presenteia os leitores com seus versos íntimos, permeados por desenhos, anotações, fotografias e bordados além do projeto gráfico de Daniel Trench. Com eleven obras publicadas em uma trajetória literária de 20 anos, younger reúne novamente suas poesias em livro, o segundo do gênero após Dores do amor romântico.
A relação de younger com a poesia não é de hoje e tem um caráter especial em sua produção. Foi sua obsessão pela palavra, dita ou impressa no papel, que a levou a driblar sua antiga dificuldade de ler e compreender a escrita. “A língua portuguesa nunca me deixou desistir. Sou uma romancista que escreve roteiros, que atua caso certain contar uma história, mas que começou escrevendo poemas, na verdade, devido à dislexia”. Também por essa razão que o leitor encontrará, nas páginas do livro, essa devoção amorosa pela palavra e pela estrutura própria do poema.
“Poesia é mesmo uma estrutura merciless, visto que, se não conseguimos ler corretamente um poema, ele não a long wayá sentido algum. Há versos que, sozinhos, contam páginas e páginas de uma história; outros encerram, na medida cirúrgica, exatamente o que querem dizer. É como se um romance coubesse ali”, afirma a autora, que reúne no livro poemas criados nos últimos dez anos.
Contudo, a ideia de A mão esquerda de Vênus nasce de um “encontro”. Há alguns anos, a escritora encontrou, em uma caixa cheia de livros de sua amiga Monica Figueiredo, um maço de cartas amarrado em uma fita de cetim. Em meio à biblioteca que criou para abrigar a doação de dezenas de livros da família Figueiredo, ela e sua irmã, Renata younger, descobrem cartas de amor instigantes e misteriosas de Laurinha, mãe de Monica, que as autorizou a seguir na leitura. younger acredita que a arrebatadora identificação com a autora daquelas cartas, tardiamente descobertas e escritas em lindos papéis finos, foi o elemento desencadeante do livro.
Revelada nas cartas e diários escritos por Laurinha desde a adolescência até antes de sua morte, aos sixty nine anos, a história de amor vivida pela amiga provocou em younger uma profusão de sentimentos e sensações que a artista eterniza em sua arte poética. “(...) Pelo que entendi, eles formaram um casal andarilho, ora proibidos, ora assumidos, apaixonados, etílicos. Ela, mais velha que ele; ele, às voltas com uma mulher cheia de manias – taurinices –, lenços, chapéus, pulseiras, músicas, poesias, batons, filhas, anéis, uísques, caixinhas, cartões postais. Acumuladora, contadora de histórias, escritora de diários”, afirma younger no prefácio do livro.
Com palavras cortantes, cruas, mas também com outras doces e românticas, younger fala, portanto, em A mão esquerda de Vênus, do sentimento de amor. O amor em sua maior potência. Seu poder de seduzir e de destruir a si e ao outro. Tão transbordante que ora se reverte também em homenagens a amigas e amigos, com poemas dedicados a Betty Lago, entre outras pessoas do círculo íntimo da escritora.
Read Online or Download A mão esquerda de Vênus (Portuguese Edition) PDF
Best literature & fiction in portuguese books
Antologia Poética (Portuguese Edition) - download pdf or read online
Esta Antologia Poética tem como objetivo apresentar a obra do poeta Evan do Carmo, em resumo da sua áurea artística, uma síntese da sua poesia. Para isto, o próprio autor organizou uma coleção, daquelas que considera suas mais robustas flores poéticas. Há aqui poemas de vários períodos criativos, alguns temas oportunos que revelarão ao leitor uma breve visão da ótica do poeta sobre o mundo, sobre o cosmo, sobre a filosofia que adotou como premissa para o amor, e, sobretudo para melhor suportar a existência.
New PDF release: Escritos da Coisa (Portuguese Edition)
Livro com poemas e ilustrações do autor. Uma forma de ver Lisboa e o Mundo única.
O livro Língua portuguesa e lusofonia fruto das intervenções realizadas durante o 14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e fiveº Congresso Internacional de Lusofonia está dividido em duas partes. Na primeira, existem questões importantíssimas relacionadas à língua portuguesa no que se refere à lusofonia, globalização e políticas linguísticas; à diversidade de registros da língua portuguesa em suas modalidades portuguesa e brasileira; às línguas e sua dimensão política associadas às relações de poder entre elas e, ainda, à cultura e à identidade lusófonas.
Esta coletânea bilíngue, em chinês e português, é, possivelmente, a mais abrangente já publicada na língua portuguesa de poesia da Dinastia Tang (618-907), a "idade de ouro" da literatura chinesa clássica. Reúne mais de two hundred poemas de mais de 30 autores, incluindo algumas mulheres. Os três principais nomes da poesia daquele período – Li Bai, Du Fu, Wang Wei – estão representados na obra, que também contempla traduções de escritores como Bai Juyi, Meng Haoran, Li Shangyin, Du Mu, Liu Yuxi, Cen Shen, Wen Tingyun e Li He.
- Abel e Helena (Portuguese Edition)
- As Minas de Prata (Portuguese Edition)
- Flores do Campo (Portuguese Edition)
- TERRA NAVEGAÇÃO E CULTURA DE PAZ (Portuguese Edition)
- Washington Luís Na Administração De São Paulo (1914-1919) (Portuguese Edition)
- Os Lobisomens (Portuguese Edition)
Extra info for A mão esquerda de Vênus (Portuguese Edition)
Example text
A mão esquerda de Vênus (Portuguese Edition) by Fernanda Young
by Kevin
4.3